fbpx
Conheça as cidades brasileiras na liderança de sistemas fotovoltaicos

Quase 8 anos depois da sua criação, a geração solar distribuída no Brasil continua crescendo forte e, atualmente, encontra seus maiores mercados em seis cidades do país.

São elas: Rio de Janeiro, Uberlândia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Fortaleza, cada uma registrando mais de mil sistemas conectados à rede elétrica.

A informação consta do banco de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela criação das regras que permitiram a geração distribuída de energia, em 2012.

Neste segmento, qualquer consumidor residencial ou comercial pode gerar sua própria energia através de geradores movidos por fontes de energia renováveis. E, como a fonte mais abundante em todo o Brasil, a energia solar dominou desde o começo o segmento, impulsionada também pelas vantagens da tecnologia dos sistemas fotovoltaicos.

Formados pelas famosas placas solares e outros importantes equipamentos, os sistemas se tornaram a opção de escolha para brasileiros ansiosos por gerarem sua energia e, assim, ficarem livres da constante inflação energética no país.

É exatamente o preço da energia brasileira (a quinta mais cara do mundo) e seus constantes aumentos que levam mais consumidores a apostarem no segmento de geração distribuída. Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ilumina, entre 1995 e 2017, o preço da energia elétrica residencial subiu 50% acima da inflação oficial do país, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Incentivos fiscais, como a isenção de ICMS sobre energia solar, e linhas de financiamento para a aquisição dos sistemas também estão entre os fatores que ajudaram a expansão da tecnologia fotovoltaica no Brasil.

Com o primeiro gigawatt (GW) de capacidade atingido no começo de agosto e atendendo mais de 134 mil estabelecimentos em todo o país, a geração solar distribuída segue firme rumo as previsões do setor. Segundo o mais recente plano decenal de expansão de energia realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), serão 1,35 milhão de brasileiros gerando a própria energia até 2027, e tudo indica que ela será solar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
(19) 3891-3747
Av dos Trabalhadores, 4120
Jd. Novo I – Mogi Guaçu / SP
Desenvolvido por Agência MPub.
WhatsApp chat